ACESSE E-BOOKS VIDYACHARANASAMPANA NO SITE: WWW.VIDYACHARANA.COM

ACESSE E-BOOKS VIDYACHARANASAMPANA NO SITE:  WWW.VIDYACHARANA.COM

quarta-feira, 5 de junho de 2013

"CONHECE-TE A TI MESMO"






                 Quando a Sabedoria Antiga, através dos rituais, dos mitos e símbolos de diferenciadas iniciações, disponibilizou ao mundo profano a frase "Conhece-te a ti mesmo", estabelecia-se o início fundamental para a reconstrução da consciência humana, em total oposição ao discurso do mundo e suas igrejas que, como discurso profano, tem o objetivo de deixar uma parte do ser humano na carência, numa espera indefinida, enquanto seu outro lado é apenas um reflexo no fundo de um poço. Mas, o mundo se encontra em movimento e cada dia solicita-nos a atenção e a participação.



  
Pintura representando a Grande Escola da Arte Real em Atenas, Grécia.




                  Por séculos, a frase "Conhece-te a ti mesmo" ajusta-se aos que começam a amadurecer e a refletir sobre sua própria existência.  Sábios de todas as épocas foram Artesãos em fazer acender o que essa frase metafísica tem como finalidade: provocar e promover  uma germinação no mundo que está sobre o controle dos sentidos do ser humano aparência, do ser humano de pensamento materialista, do ser humano de reflexos seriados de puro condicionamento, dando a possibilidade de ascender espiritualmente. Entre a Matéria e o Espírito existe um mundo, uma realidade sobrenatural que pode ser captada unicamente por aqueles que sentiram um profundo impulso de busca interior. Mesmo que a verdadeira razão da presença divina faça-se invisível e incompreensível tão somente aos que vivenciam sua vida pelo confronto consciente inconsciente, em nada alterará o fato da existência de uma Inteligência Superior, e altamente desenvolvida em ação, regulando os processos naturais e sobrenaturais. É de importância Histórica entender que subjaz, em toda evolução, a existência das dimensões espirituais em cujo âmbito, querendo ou não, entendendo ou não, o ser humano encontra-se incluído.



                "Conhece-te a ti mesmo" é a primeira etapa da realização dos estados superiores. Se os primeiros Brâmanes e os primeiros Lamas, todos donos de uma admirável expansão de Espiritualidade Superior, herdeiros de seus atos divinos, Mestres que pregaram a liberdade universal através da Identidade Suprema, ensinaram que só pelo trabalho iniciático o ser humano se transformará, devido à reabsorção progressiva da energia sutil de seus chakras. Então, os rituais e os símbolos constantes em cada iniciação formam a Tradição espiritual. Ela é, por linhas de segredo iniciático, a transmissão de um conjunto de meios ritualísticos sagrados que, consagrados em cada fase de uma ritual, facilitam a tomada de consciência naquele que, de iniciando, torna-se iniciado a partir de um estado extensivo de Sabedoria original.

   

A Chave de Ouro de tudo isso é quando o iniciado percebe o quanto o mundo invisível corresponde ao seu corpo físico, suas emoções mundanas e, deslumbrado, entende que o espírito não é uma faculdade individual, mas universal, que está unida, tão somente ao alcance daqueles que desenvolvem estados alterados superiores de consciência.




O importante não é ser religioso, espírita ou evangélico, mas, se construir no direito de ser lúcido e continuar lúcido consciente. Uma coisa é aprender sob um ponto de vista teórico, ser enganado ao longo de toda uma vida na cultura da bobagem; a outra, é a possibilidade do salto quântico, consciencial e almático, só desempenhado nas transmissões de segredo onde os erros mundanos não serão mais possíveis. Deixo claro que existe um outro estado no ser humano. A revelação desse outro estado é objeto apenas daqueles que passam pela iniciação espiritual; e passar a esse outro estado é dever essencial do ser humano.
                  Esse outro estado dispõe ao conhecimento, o abrir portas do interior humano. Ele é, por si só, um aprender a aprender, um guia esquadro e compasso para aqueles que são capazes de descobrir, neles próprios, o que brilha ainda da Palavra esquecida.  Ao se tomar consciência dela, renasce-se em condição mais livre, mais luminosa, mais serena, mais perfeitos para subir na Luz.  Sim, existe um  Fiat Lux  no qual o ser humano renasce e conhecerá a essência do ...



"Conhece-te a ti mesmo":  Deus é o único Espírito Não Criado, Interminável, Eterno, Realidade em muitas dimensões e cosmos. Ao Se tornar Natureza, possibilitou surgir a força criada temporal, o ser humano temporal, visível e perene; mas, lhe deu uma Consciência eterna. Tudo que temos que realizar é sair do plano da restrita consciência pessoal, sem apoio de religião alguma, psiquiatra ou profeta; nada. 




  
  OM. TAT. SAT.
  
   Shrî Vidyacharanasampanaananda

S. D. M. 





Um comentário:

  1. Acredito profundamente em suas palavras mestre. Elas refletem sua imensa sabedoria e que trazem à luz muitos dos conhecimentos ocultos e que muito nos ajudam na construção de nossas consciências para que possamos crescer evolutivamente. Obrigado por estar entre nós dividindo todo esse conhecimento e por deixar um importante legado para toda a humanidade. Abç.

    ResponderExcluir